A Academia Maranhense de Letras (AML) começa os preparativos para a comemoração dos 200 anos de nascimento de seu patrono Gonçalves Dias. A primeira atividade será uma reunião extraordinária, no próximo dia 17.

A reunião vai contar com a participação de representantes do Governo do Maranhão, da Assembleia Legislativa, do Tribunal de Justiça, do Ministério Público, de prefeituras e academias de letras de São Luís e Caxias, de universidades e entidades da sociedade civil, quando a AML apresenta o planejamento, o cronograma e o orçamento de eventos sobre o bicentenário do poeta Gonçalves Dias; eventos que ocorrem durante todo o ano de 2023.

A programação do bicentenário prevê a realização de palestras, criação de selo, publicação de livros, exposição de artes, espetáculos de dança, recitais, produção de documentário, entrega de medalhas e muitos outros eventos, “O poeta Gonçalves Dias é motivo de orgulho do Maranhão e de todos os maranhenses”, explica o presidente da AML, Lourival Serejo.

Antônio Gonçalves Dias nasceu em Caxias (MA), em 10 de agosto de 1823, e faleceu em naufrágio em 3 de novembro de 1864. É o patrono da cadeira 15 da Academia Brasileira de Letras e patrono geral da Academia Maranhense de Letras. Entre as suas principais obras estão “Canção do Tamoio”, “I-Juca-Pirama”, “Se se morre de amor”, “Ainda uma vez-adeus!” e “Canção do exílio”.