De acordo com o diário oficial, o governo do Estado através da secretaria de Cultura do Estado aprovou mais quatro projetos milionários para o São João do Maranhão, anunciado como maior do mundo, mas que na verdade é uma boa fábula, porém sem o boi e muito menos o miolo.
veja abaixo a relação dos agraciados:
- São João de emoções e encantos com valor de 1.499.680,00 em favor da empresa C A Entretenimento e Produções.
- Brilho e Magia do São João com valor de 1.493.500,00 em favor da empresa Santa Teresinha Empreendimentos
- São João de encantos e tradições com valor de 1.999.230,00 em favor da empresa JS Produções e serviços Ltda.
- Viva o São João do Maranhão com valor de 1.998.715,00 em favor da empresa Y98 Produções e Entretenimento.
Procuramos o secretário de Cultura e o seu adjunto para obtermos mais informações, como local e atrações desses eventos, mas não obtivemos respostas. A julgar pelo valores aprovados pelo governo do Estado esses arraiais devem ser gigantescos, dignos realmente dos maiores eventos do mundo.
De acordo com o que já saiu na imprensa oficial e oficiosa, o maior São João do mundo, que sé existe no nordeste, está apostando todas as suas fichas na arena do Barreto (não é aquela do famoso rodeio de SP embora a vaquejada nesse governo tenha virado mérito cultural) montando uma mega estrutura de camarotes e arena de shows com grandes nomes da música brasileira, um padrão cheio de mãos que todos já conhecem.
A conta será paga segundo o governador por um grande empresário filantropo desconhecido, então se o governador falou ta falado. Mas bem que esse cidadão bem intencionado que bancou a destruição da pista de atletismo no complexo esportivo do castelão(dizem que vão entregar uma nova) poderia construir um novo circo da cidade uma reclamação antiga dos fazedores de cultura da capital.
Mas fora esse grande evento da cultura sem cultura maranhense no Barreto não temos notícias de onde acontecerá esses quatro grandes projetos e tomando por base outro ponto curioso dessa fábula de maior São João do mundo que foi o São João da Thay já imaginamos o que vai acontecer.
Enquanto isso, não vemos sequer o nome das atrações maranhenses nas divulgações e muito menos bons espaços nas apresentações o que constata que nossa tradição cultural foi deixada de lado em prol de um modelo empresarial que perdeu espaço na iniciativa privada e agora se escora no poder público tirando o pão dos que realmente carregam nossas tradições culturais.
Resista São João, seja resiliente que tudo isso vai passar.
Deixe um comentário