A aprovação do orçamento anual 2023 (LOA) foi o ápice da disputa entre Prefeitura e Câmara de Vereadores de São Luís, que culminou com uma vergonha (que um vereador jogou no colo do prefeito, mas é batata quente que vem e vai): São Luís é a única capital brasileira que vira o ano sem aprovação do orçamento municipal de 2023, conhecido como LOA.

A LOA é a Lei Orçamentária Anual distribui as despesas municipais para o ano que segue através de uma previsão de arrecadação e como esses valores devem ser aplicados.

A LOA 2023 está no Projeto de Lei nº 204/2022, que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias do Município de São Luís para o exercício financeiro de 2023. Este 30 de dezembro seria o último dia útil para aprovação do PL municipal, mas as barganhas entre câmara e prefeitura não se “coadunaram” e a votação foi adiada para o dia 6 janeiro de 2023.

Talvez… Porque o relator do PL, vereador Thyago Freitas (sem partido) disse que “ainda não temos certeza se essa matéria será apreciada em plenário no próximo dia 6 de janeiro. Estamos com algumas pendências de ordem interna… ”.

Como a votação da LOA 2023 furou o prazo regimental e constitucional, e os próximos dias são de festa, a câmara entra no relaxante “recesso branco”, deixando tudo de importante e fundamental para depois…