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Carnaval 2024: São Luís e Olinda números que atestam a nossa incompetência

Passada a empolgação dos shows milionários no carnaval o resultado foi bem diferente da expectativa que foi gerada e com pouco saldo para comemorar.

Apesar dos investimentos pomposos e as manchetes fantasiando grandezas, o resultado real foi bem abaixo do propagado. Segundo os dados oficiais do ministério do turismo o carnaval do Maranhão sequer foi citado entre os 10 maiores do Brasil, bem diferente das notícias oficiosas que vendiam a ilusão que teríamos a maior e melhor folia do país.

Na real mesmo, segundo os números da secretaria de turismo 15.351 pessoas chegaram a São Luís através do aeroporto Marechal da Cunha Machado. Ou seja, prefeitura e governo gastaram aproximadamente 25 milhões para receber apenas 15 mil pessoas, muito pouco para tamanho investimento. Isso sem levar em consideração a quantidade de pessoas que vieram a trabalho nas equipes de todos esses artistas e também os próprios maranhenses que vieram passar o carnaval em sua terra natal.

Agora se comparamos com o Carnaval de Olinda onde foi investido algo em torno de 15 milhões, o resultado é humilhante para o Maranhão.

Com pouquíssimas atrações de outros estados como Fundo de Quintal, Pitty, Martinalia e 95% de nomes do próprio Estado, o carnaval na cidade histórica pernambucana reuniu mais de 4 milhões de pessoas segundo os dados oficiais.  O impressionante é que mais da metade eram turistas que foram em busca de um  carnaval com identidade e respeito a cultura local.

Bem diferente do assassinato das nossas tradições que aconteceu aqui com o aval do poder publico, onde nossos gestores disputavam likes em redes sociais anunciando sem planejamento atrações milionárias nas vésperas do carnaval, enquanto nossos artistas foram relegados a coadjuvantes sem nenhuma valorização.

E pelo visto esse modelo de sucesso momentâneo deve continuar, afinal tanto a Secult quanto a Secma foram transformadas em produtoras de eventos de atrações milionárias, enquanto isso nossos artistas definham sem políticas públicas efetivas e assistem de fora do camarote a desapropriação cultural pelos inquilinos do poder sem nenhum respeito as nossas tradições.

 

 

 

 

Braide manda mais um para a “Fogueira das Vaidades”

Um olhar sobre a notícia

Para analisar com mais profundidade essa crise na Secult é preciso relembrar a demissão na Semcas, onde 90 servidores foram demitidos por suspeitas de favorecimento em contratos no valor de R$ 1.7 milhão com a empresa AD Infinitum, que ganhou quatro pregões para fornecer fraldas descartáveis, alimentos perecíveis e não perecíveis.

A crise recente na Secult traz uma comparação no mínimo curiosa e inversamente proporcional à força aplicada na Semcas. O Prefeito Eduardo Salim Braide deixa claro que não tem pudor ao se colocar de fora de um problema que era de seu total conhecimento.

A empresa Juju e Cacaia – Tu és uma Benção foi a única interessada e, consequentemente, selecionada para um chamamento público para realizar o carnaval em São Luís, pelo valor de R$6.9 milhões. A tramitação foi muito rápida, sem prazos e burocracia, quase na instantaneidade de um milagre ou um chamamento divino, uma verdadeira benção.

O instituto, que é uma benção, alega estar tudo dentro da normalidade e acredito que deva estar mesmo, afinal Juju e Cacaia já vem trabalhando normalmente com a prefeitura, como no contrato firmado com a Fundação do Patrimônio Histórico no valor de R$798.000,00. O instituto comandando por Katia Bógea pretende erguer um monumento em homenagem ao Complexo Cultural do Bumba-Meu-Boi do Maranhão. Dessa forma, presume-se que teremos um boi de 800 mil reais na avenida Vitorino Freire e qualquer semelhança com o Touro de Ouro do Centro Histórico de São Paulo, será mera coincidência.

Outro dois contratos da empresa Juju é uma benção chamam atenção. Em junho de 2023 a Secult pagou o valor de R$ 370 mil Reais, através de uma emenda da vereadora Concita Pinto para a realização do projeto Noites de São João, porém nas redes sociais do instituto, nesse período só aconteceu o pequeno evento denominado “Arraiá da Juju”.

Em outro pagamento, dessa vez feito pela SECMA, no valor de R$300.000,00, para realização do São Luís Gospel, com indicação de emenda do deputado Fernando Braide, que é irmão do Prefeito, muita coincidência não é verdade?

Agora o que chama mais atenção é o julgamento do Prefeito nos dois casos. Na Semcas, ele fez o raspa demitindo noventa servidores por suspeitas em contratos de R$1.7 milhões, contratos com licitação, inclusive. Já no recente escândalo da Secult, onde os valores são quatro vezes maiores e passam de R$ 8 milhões, ele só demitiu apenas três pessoas, o secretário, a chefe de gabinete e o analista jurídico. A chefe de Gabinete já disse em entrevista que o prefeito sabia de tudo e a julgar pelos pagamentos anteriores sabia mesmo.

Porém, essas demissões não explicam os motivos dos superfaturamentos dos cachês e também não explica como foi feito o pagamento de artistas nacionais que só se apresentam se receberem antecipado. Será que Joelma tocou sem receber a benção de Juju e Cacaia?

Visivelmente constrangido, o Prefeito tenta desviar o foco jogando na fogueira apenas quem já considerava um empecilho para o modelo que já vinha sendo aplicado na Secult, desde o ano de 2022 , onde deu poder a pessoas que não conhecem nada da nossa cultura, tendo como experiência apenas produzir grandes eventos de forró, axé e similares. Mas com o mercado privado em baixa, a “solução” foi se agarrar no poder público vendendo a ilusão de que o prefeito deve ser um mega produtor  cultural subindo ao palco como se fosse um pop star, para isso é claro, é preciso pagar caro, o que demonstra ser apenas um detalhe quando a origem é de verba pública. Enquanto isso a classe artística que até hoje espera a volta do Circo da Cidade e do pagamento da lei Paulo Gustavo segue sendo ignorada pelo prefeito que prometeu em campanha agir diferente.

Para Marcos Duailibe deve ficar a lição de que o sonho de ser protagonista na área que sempre atuou se transformou em queimação e a vaidade que ronda quem está no topo traz consigo o que há de pior nas relações pessoais, a traição.

 

Abertas as inscrições para a exposição “30 Cores em Maio – Salão de Arte”

Estão abertas até o dia 29 de fevereiro, as inscrições para a exposição “30 cores em Maio- Salão de Arte”. no Convento das Mercês. Promovida pelo Governo do Maranhão, por meio da Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB), a mostra de artes visuais de temática livre, concede premiação para artistas do Maranhão, proposta pela FMRB.

O evento será realizado durante o mês de maio, na Galeria de Artes do Convento das Mercês, espaço em que vão ser expostos 30 trabalhos, selecionados por Júri especializado.

Podem participar, dessa edição, artistas maranhenses ou radicados no Estado há pelo menos cinco anos, nas modalidades, pintura, desenho, gravura, colagem, fotografia e escultura, seguindo as regras presentes no edital.

A inscrição é exclusivamente online. Para se inscrever, o artista deve preencher a ficha, disponível no corpo do edital, anexar portfólio, descrição e imagem da obra, assinar e anexar as declarações de autoria e de uso de imagem e enviar todo material para o e-mail: 30coresemmaioinscrição@fmrb.ma.gov.br. Podem ser inscritas até 3 obras inéditas, elaboradas de 2022 até a data de inscrição, com dimensões máximas de até 2.00 m², cada uma.

Saiba mais no edital:

EDITAL_30_CORES_EM_MAIO_.pdf (fmrb.ma.gov.br)

A polêmica do Carnaval e a disputa pela mutilação da nossa cultura

Infelizmente nos acostumamos a lidar anualmente com polêmicas envolvendo datas festivas no Maranhão, seja aniversário de cidades, festas juninas e, é claro, o carnaval; este então é a menina dos olhos dos gestores públicos, com quatro dias de festas oficiais, mais o pré-carnaval, motivos de sobra para justificativas de altos investimentos de dinheiro público.

O conceito de festa remete aos tempos mais antigos da humanidade, onde nossos antepassados celebravam com fartura as grandes conquistas. Com o passar dos anos as “grandes conquistas” foram diminuindo através da história e hoje nos contentamos em celebrar os vultos passados, mas com grande pompa é claro. Um exemplo claro é o nosso 8 de setembro, onde saudamos e reverenciamos a invasão francesa do Maranhão que exterminou povos indígenas, que saqueou nossas riquezas e, se não bastasse, hoje somos nós que gastamos milhões em verbas públicas com artistas renomados deixando de dar prioridade a cultura local, apenas uma repetição do vilipêndio cultural que sofremos através dos séculos.

Na semana passada a polêmica entre o Governador e o Prefeito disputando a Avenida Beira Mar para a realização do carnaval deixou evidente como pensam os dois principais gestores públicos do Maranhão.

De um lado Carlos Brandão usa a força policial para salvaguardar material publicitário numa avenida que legalmente é de responsabilidade da Prefeitura, num claro ato de apropriação autoritária e coronelista. De outro lado Eduardo Braide achando que seria uma ideia genial anunciar a Cidade do Carnaval na mesma área onde ficava o saudoso Circo da Cidade. O prefeito não precisava nem ser genial, bastava lembrar da luta recente da classe artística pela volta daquele espaço tão importante para a cultura local e que foi tirado por João Castelo para a viagem inaugural do natimorto VLT, que também foi colocado no limbo 8 anos por Edivaldo Holanda Jr e por último continua sendo negligenciado por Eduardo Braide, que vem gastando milhões em estruturas gigantescas de palcos, som e iluminação de última geração, mas não tem a sensibilidade de olhar para aqueles que precisam de um espaço para resistir culturalmente numa época em que os gestores públicos se travestem de grandes produtores culturais anunciando com pompa em suas redes sociais a mutilação das raízes culturais maranhenses como se fossem uma espécie de  Roberto Medina com dinheiro publico.

Mas é tempo de carnaval, de celebrar as muitas conquistas durante o ano, é preciso comemorar os salários atrasados dos terceirizados, os índices de pobreza do estado e celebrar em loco o estado de abandono do terminal da integração e a precariedade do transporte público na capital, enquanto isso as ressacas eleitorais vão continuar dando dor de cabeça para a população maranhense.

Colônia de férias “Cazumbinha” é opção para a criançada se divertir e conhecer a cultura maranhense

A OCA Maranhão – Oficina de Comunicação e Arte, promove entre os dias 17 e 21 de julho a Colônia de Férias Cazumbinha, destinada a crianças entre sete e doze anos de idade. A oficina terá como palco a sede da OCA, no Centro Histórico, Rua de Santo Antônio, 97, Centro (ao lado do Colégio Santa Teresa).

É a magia do São João como tema da oficina e que continua presente neste mês de julho. Olhos de papel de seda, uma estrela na testa, canutilhos, miçangas e papel artesanal. Tudo isso e o que mais sua imaginação permitir caberá nos personagens das vivências de artesanato, escrita, música e outras linguagens artísticas. O evento terá a participação de diversos artistas maranhenses.

Durante uma semana a meninada terá a oportunidade de vivenciar uma experiência única de confeccionar seus próprios instrumentos musicais com material reciclado e a expressar sua criatividade através de diferentes técnicas de produção artística, como colagem, encadernação, pintura, bordado e outros, com a temática do rico universo da cultura popular do Maranhão.

A Colônia começa na segunda-feira (17), com a Oficina de Encadernação e Escrivinhação da OCA Maranhão, onde as crianças aprendem a fazer o seu próprios diários para registrar suas impressões artísticas após cada oficina e segue com oficinas de Arte Gráfica, com Walter de Sá (terça, 18), de Bordado com Marianna Mendes, (quarta, 19) da comunidade do Boi da Liberdade e de Confecção de Instrumentos musicais com Oswaldo Abreu, (quinta, 20) do Ateliê do Sonho. Termina na sexta, 21, com uma oficina de Construção de Máscaras e uma grande batucada com a participação do Cazumbinha, personagem do artista Hugo Cazumba.

Sobre a OCA Maranhão

A OCA Maranhão é um laboratório de marketing social que utiliza ferramentas de comunicação, arte e produção artesanal para ajudar a promover a sustentabilidade, tendo como grande fonte de inspiração o rico patrimônio biocultural do Estado.

PIX para pagamento: CPF 003.860.521.07.

Valor de troca: R$300/semana ou R$80/oficina.

Informações: (98) 99162-4242

Roger Waters X Flávio Dino e a criminalização da crítica

Esta semana o advogado Ary Bergher, vice-presidente da Confederação Israelita do Brasil (CONIB), entrou com uma ação contra o cantor Roger Waters para que ele seja impedido de ingressar no país e realizar shows em território nacional.

A alegação seria apologia ao nazismo baseada na polêmica criada por autoridades alemãs um show no dia 17 de maio onde o fundador do Pink Floid usa um figurino e performance teatral nas músicas “In the  Flesh” e “Run Like Hell”, duas letras ácidas que criticam ferozmente regimes totalitários como o fascismo e próprio nazismo. Vale ressaltar que Roger Waters é judeu, teve o pai assassinado por nazistas durante a segunda guerra mundial, além de que ele já faz essa performance há décadas em seus shows.

Outro detalhe mais importante é que durante esse trecho do show é exibido no telão fotos de vitimas desses regimes autoritários como Anne Frank e Shireen Abu Akleh, jornalista palestino-americana da Al Jazeera que morreu em uma operação israelense há pouco mais de um ano.

 

E Foi nesse último que Roger Waters tocou na ferida do Estado Israelense, Estado esse que também é sionista e massacra há décadas os palestinos na faixa de Gaza com apoio total dos EUA e dezenas de países aliados, inclusive o Brasil do passado recente onde o inominável  ex presidente flertava frequentemente com o fascismo e a extrema direita alemã, mas nem essa aproximação com descendentes diretos de nazistas que participaram do holocausto foi capaz de fazer o sionista Ary Bergher deixar de idolatrar o mitômano brasileiro.

Alguns países estão adotando o argumento de que a critica seria uma espécie de apologia com argumentos contraditórios e sem sustentação cientifica. Sem me alongar deixo perguntas como forma de reflexão, o que vamos fazer com a memória de Charles Chaplin e o seu eterno o grande ditador? Vamos apagá-lo da história sem chance de defesa? Vamos execrar Steven Spilberg por ter feito o brilhante filme A lista de Schindler?

Como no Brasil tudo se copia e o pior, sem adaptações. Todo cuidado é pouco para Flávio Dino,             que pode ter sido levado para uma sinuca de bico embaraçosa onde diferente de Robinho e Daniel Alves, Roger Waters tem uma carreira irretocável e sempre atuou do lado certo da história.

Festival de cinema Maranhão Na Tela abre inscrições para mostra competitiva

O Maranhão na Tela volta a ser realizado em formato presencial, de 04 a 09 de setembro, em comemoração ao aniversário de São Luís. As inscrições para a Mostra Competitiva começam na segunda-feira, dia 5 de junho.

Em todas as suas edições, o Maranhão na Tela apresenta a obra de um artista plástico maranhense, a partir da qual é criada a identidade visual do evento. Neste ano todas as peças de divulgação são baseadas na obra Santos Juninos, do artista Wal Paixão.

Competitiva

Dando início às atividades do Maranhão na Tela 15 Anos, a partir de 05 de junho estarão abertas as inscrições para Mostra Maranhão de Cinema, mostra competitiva que o festival realiza com exclusividade para filmes e videoclipes maranhenses. Serão selecionados 04 longas-metragens e 12 curtas e 16 videoclipes.

As inscrições para Mostra Maranhão de Cinema são gratuitas e poderão ser feitas até o dia 30 de junho pelo site do festival (www.maranhaonatela.com.br), onde também está disponível o regulamento da mostra. O resultado será divulgado no dia 31 de julho.

Atividades Formativas

As atividades formativas desta edição incluem a realização de 05 cursos teóricos, 02 oficinas práticas e 01 masterclass com o diretor homenageado.  Os cursos teóricos serão realizados em duas etapas e serão todos direcionados para Lei Paulo Gustavo. Na primeira etapa, serão oferecidos os cursos de Legislação, com o detalhamento dos artigos e do decreto para o audiovisual, e de Gestão de Projetos, com o detalhamento executivo e da prestação de contas.

Os cursos teóricos são fruto de uma parceria com o SEBRAE Maranhão, terão carga horária de 6h cada um e serão realizados no SEBRAELAB. As inscrições estarão abertas a partir de 30 de junho, no site do festival.  A segunda etapa de cursos ainda não tem data definida, pois o objetivo é realiza-los quando os editais estiverem abertos, já que serão voltados para o detalhamento das inscrições em todas as linhas direcionadas ao audiovisual.

Sobre as oficinas práticas, a primeira será sobre produção de videoclipes e a segunda sobre produção de documentários. Ambas capacitarão os alunos para realização das obras com uso de aparelhos celulares. As oficinas acontecerão na segunda quinzena de agosto, no Parque Botânico São Luís e os alunos serão selecionados previamente, a partir de parcerias com ONGs que desenvolvem trabalhos direcionados aos jovens.

 

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES:

Inscrições Mostra Competitiva – de 05 a 30 de junho

Inscrições Cursos 1ª etapa – de 30 de junho a 10 de julho.

Curso de Legislação Lei Paulo Gustavo – dia 15 de julho

Curso de Gestão de Projetos para Lei Paulo Gustavo – dia 16 de julho.

Realização Oficinas – de 14 a 25 de agosto

 

MARANHÃO NA TELA 15 ANOS

De 04 a 09 de setembro

Kinoplex Golden – Golden Shopping – Calhau

Realização: Mil Ciclo Filmes

Patrocínio: Instituto Cultura Vale – ICV, Ministério da Cultura – MinC

Todas as atividades têm acesso gratuito

Mais informações: http://www.maranhaonatela.com.br /

Rita Lee morre aos 75 anos

A cantora Rita Lee deixa o povo brasileiro de luto nesta terça-feira (9). A rainha do rock morreu aos  75 anos, depois de lutar contra um câncer de pulmão desde 2021.

A cantora foi hospitalizada na última sexta-feira (24), com a saúde em estado ‘extremamente delicado’, segundo informações.

Rita Lee esteve internada no final de abril  no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para tratar um câncer de pulmão. No início do mês de março, mas teve alta hospitalar e estava se recuperando em casa, segundo informou o marido dela, Roberto Carvalho, que vinha desde então informando os fãs de Rita de seu estado de saúde.

A família informou através das redes sociais que o velório vai ocorrer no Planetário do parque Ibirapuera será aberto ao público, a partir das 10 horas desta quarta-feira (10).

Artes Visuais: “É teu o olhar” sugere uma volta ao mundo contemplativo

“É teu o olhar”, exposição de pinturas  do artista Silvio Martins  será aberta neste sábado (22), na Casa Verde Espaço Holístico, localizado no bairro São Francisco. Compõem à mostra, 16 telas em acrílico, que estarão disponibiladas para o público a partir das 16h.

O artista conta que a mostra nos convida a observar linhas, retas, curvas e cores numa velocidade contemplativa, isto é, sem a rapidez com que olhamos um out-door.

Praticante de yoga, Silvio Martins, começou a pintar no período da pandemia. “ Pintar é uma atividade prazerosa e terapêutica, quando pinto minha percepção de tempo evapora”, diz.

“É teu o olhar” tem como pano de fundo Máscaras, que convidam o observador a olhar e, talvez, ver o que ainda não foi visto.

A exposição conta ainda com a curadoria do premiado artista plástico Cláudio Costa.

Em “É teu o olhar” o Silvio nos convida a apreciar esse tempo através da pintura, um deleite gráfico ricamente constituído por elementos da linguagem visual, linhas retas, curvas, cores, borrões e pinceladas.

Pintar celebra dois momentos específicos das artes visuais, o criar, onde o artista está em momento intimista de mergulho na sua memória e o fluir, onde sua experiencia estética se multiplica em interlocução com o outro, os dois em uma continua expansão vibratória de criação. Pintar é um gesto ancestral numa projeção infinita.

A mostra requer um olhar mais contemplativo contrapondo-se a velocidade do mundo contemporâneo, refuta aquele olhar que apressadamente ver out-doors, o que pisca na velocidade do pensamento.

Cláudio Costa

 

A Casa Verde Espaço Holístico fica na Rua das Quaresmeira, Nº 19, São Francisco.

 

Mostra Nape inicia neste sábado com o espetáculo “A lenda da Serpente”

O Teatro Sesc preparou uma programação apaixonante para a edição 2023 da Mostra Nape. Com atrações para crianças e adultos, a programação acontece de 22 a 29 de abril. Este ano a atração nacional é o espetáculo Ilíada, com o Bucker Produções Artísticas/RJ. Os atores Daniel Dantas e Letícia Sabatella encenam dois momentos da poesia heroica sobre a Guerra de Tróia. Neste sábado, o público poderá se divertir com o espetáculo “A lenda da Serpente”, com o grupo MA Produções, às 17h.

Com classificação livre e 60 minutos de duração, a serpente é a protagonista da história encenada pelo grupo MA Produções. Ela contará sua versão da lenda de forma lúdica e interativa. O roteiro também passeia por outras lendas, como a Manguda e Ana Jansen. Os ingressos estão à venda na bilheteria do Teatro Sesc de quarta a sábado, das 14h às 17h. Os valores são: R$ 10,00 (Público geral), R$ 8,00 (Associados Sesc), R$ 5,00 (meia para estudantes) e R$ 2,50 (Funcionários Fecomércio/ Sesc/ Senac).

Este ano a atração nacional é o espetáculo Ilíada, com o Bucker Produções Artísticas/RJ. Daniel Dantas e Letícia Sabatella encenam dois momentos da poesia heroica sobre a Guerra de Tróia no encerramento da Mostra, dia 29/04, às 20h.

Considerada a obra fundadora do pensamento ocidental, a Ilíada, de Homero, narra o último dos dez anos de combate entre Grécia e Troia. Os ingressos para o Espetáculo Ilíada (RJ) já podem ser adquiridos na plataforma Sympla pelo link https://www.sympla.com.br/evento/mostra-sesc-napoleao-ewerton/1954381

A Mostra NAPE (Mostra Sesc Napoleão Ewerton) é uma celebração ao Dia Mundial do Teatro e Dia Nacional do Circo. Por meio de uma programação diversificada, visa fomentar a produções de novos espetáculos e impulsionar a cadeia produtiva das artes cênicas.

 

ESPETÁCULOS LOCAIS

INGRESSOS: R$ 10,00 (Público geral), R$ 8,00 (Associados Sesc), R$ 5,00 (meia para estudantes) e R$ 2,50 (Funcionários Fecomércio/ Sesc/ Senac)

DATA: 22/04

A SERPENTE ENCANTADA

SINOPSE: Os fatos serão contados pela própria serpente, sendo ela mesma a protagonista da lenda. Ela contará sua versão deste conto, de forma engraçada e lúdica, explicando como ficou tão famosa. Além de citar suas experiências com outras lendas, como por exemplo, a Manguda, Ana Jansen, dentre outras. As crianças participarão diretamente da história de forma divertida e interagindo com a serpente e demais personagens.

PRODUÇÃO: MA Produções
SESSÃO: 17h
INDICAÇÃO: LIVRE
DURAÇÃO: 60 MINUTOS

DATA: 26/04
HANS E O SUMIÇO DAS LENDAS

SINOPSE: Hans Zinzerr, o palhaço detetive mais rabugento que já se teve notícia recebe uma carta anônima encomendando seus serviços de investigações. O mistério se trata de um sumiço, três lendas foram aparentemente sequestradas da imaginação das crianças. O palhaço detetive recebe através de uma fonte, segundo ele, muito confiável que em um casarão abandonado próximo à Fonte do Ribeirão ele poderá encontrar várias pistas sobre o caso, e à medida que descobre detalhes sobre cada lenda vai acrescentando o seu tempero cômico a cada história. Cabe ao palhaço Hans Zinzerr desvendar o mistério e recuperar a magia das lendas de São Luís, para que elas retornem ao imaginário das crianças.

PRODUÇÃO: JUBILEU TEATRO/MA
SESSÃO: 15h
INDICAÇÃO: LIVRE
DURAÇÃO: 60 MINUTOS

DATA: 27/04

O MULATO

SINOPSE: Clássico da obra de Aluísio de Azevedo contado sob uma nova perspectiva contemporânea, um novo jeito de estruturar as narrativas: cenas performáticas, musicalização, personificação do próprio autor, que conta sua obra na primeira e terceira pessoas, atores que descrevem suas personagens através de experimentos contemporâneos.

PRODUÇÃO: Grupo de Teatro Improviso
SESSÃO: 20h
INDICAÇÃO: LIVRE
DURAÇÃO: 60 MINUTOS

DATA: 28/04

VIDRO

SINOPSE: Clássico da obra de Aluísio de Azevedo contado sob uma nova perspectiva contemporânea, um novo jeito de estruturar as narrativas: cenas performáticas, musicalização, personificação do próprio autor, que conta sua obra na primeira e terceira pessoas, atores que descrevem suas personagens através de experimentos contemporâneos.

PRODUÇÃO: PULSAR CIA DE DANÇA/MA
SESSÃO: 19h
INDICAÇÃO: LIVRE
DURAÇÃO: 60 MINUTOS

ESPETÁCULO NACIONAL

INGRESSOS: R$ 40,00 Público geral/ R$ 20,00 (meia-entrada) R$ 36,00 Credenciados Sesc/ R$ 10,00 ( Funcionários Fecomércio/ Sesc/ Senac)
VENDAS: Através da plataforma Sympla ( sujeito a taxas) pelo link https://www.sympla.com.br/evento/mostra-sesc-napoleao-ewerton/1954381

DATA: 29/04

ILÍADA

SINOPSE: Dois momentos da poesia heroica sobre a Guerra de Tróia são encenados pelos atores Daniel Dantas e Letícia Sabatella, o primeiro, com o estabelecimento do conflito interno entre os gregos e suas motivações e, o vigésimo, com o retorno triunfal e implacável do herói Aquiles ao campo de batalha. Considerada a obra fundadora do pensamento ocidental, a Ilíada, de Homero, narra o último ano de combate de dez anos entre Grécia e Troia.

PRODUÇÃO: Buker Produções Artísticas
SESSÃO: 20h
INDICAÇÃO: LIVRE
DURAÇÃO: 60 MINUTOS

 

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