Ontem foi dia de empossar os governadores eleitos e o presidente da república em cerimonias por todo o Brasil.

Em São Luís aconteceu também à posse da mesa diretora da Câmara Municipal, o Vereador Paulo Victor teve seu nome aprovado pelos seus colegas de parlamento numa eleição antecipada ainda em abril. Aliás, parece que virou moda aqui no Maranhão antecipar eleições de casas legislativas.

Na contramão do discurso do presidente Lula onde ele foi categórico que é necessário unir forças políticas para reconstruir o país, aqui em São Luís foi diferente, ficou claro que a festa foi organizada mirando as eleições municipais do próximo ano. Além da presença do Governador Carlos Brandão que foi prestigiar um dos seus principais cabos eleitorais em São Luís, o que chamou a atenção não foi nem a ausência do Prefeito Eduardo Braide e sim a presença de Edivaldo Holanda Jr na festa, um gesto inusitado que pode ser considerado como aceno político dos rumos que Edivaldo pode seguir no próximo pleito municipal.

 

Outro fato que chamou a atenção foi a troca de mensagens entre Eduardo Braide e Paulo Victor, o Prefeito foi gentil em desejar o diálogo por nossa cidade, mas o vereador turbinado pelos leões foi institucional e reclamou nas entrelinhas que falta empatia de Braide na relação com a Câmara querendo avanços para a cidade que já considera ser dele, segundo suas palavras no twitter. Pelo visto esse será o tom da relação entre o parlamento municipal e a prefeitura de São Luís.

Resta saber como vai se portar o Presidente Lula, se vai abrir ou fechar as portas para o prefeito de São Luís que se manteve neutro na disputa presidencial, mas apoiou alguns candidatos do campo bolsonarista na eleição passada. Vale a pena acompanhar a evolução das relações e testemunhar se  o discurso de colaboração será colocado em prática.