sexta-feira, 14 novembro, 2025

Reconhecimento do Ministério da Educação reflete a qualidade do ensino da instituição, que mesmo antes da primeira formatura, já gera impactos sociais para a região: foram mais de 6.600 mil atendimentos de saúde gratuitos à população, desafogando a fila do SUS

Reconhecido com nota 5 na avaliação do Ministério da Educação (MEC), numa escala que vai de 1 a 5, o curso de Medicina da Afya Santa Inês realiza no ano que vem a formatura da sua primeira turma, a pioneira do Mais Médicos no Maranhão, programa do governo federal que tem o objetivo de levar e fixar profissionais para áreas com baixa densidade médica.

A nota máxima é concedida a partir de uma avaliação criteriosa do MEC, que analisa dimensões como a qualidade do modelo acadêmico, infraestrutura física e tecnológica, projetos pedagógicos, investimentos na rede de saúde da região e o impacto social das atividades desenvolvidas pelos alunos e professores. Cada aspecto é avaliado por uma comissão técnica que visita as instituições e observa, de perto, a vivência acadêmica e prática dos estudantes.

A excelência reconhecida pelo MEC é também reflexo de um corpo docente altamente qualificado, formado por mestres e doutores com experiência acadêmica e atuação direta no sistema de saúde. “O modelo pedagógico da Afya integra teoria e prática desde os primeiros períodos, permitindo que o estudante vivencie situações reais e desenvolva um olhar clínico e humano para o cuidado com o outro desde o início de sua formação”, destaca Kaleb Mariano, diretor da Afya Santa Inês.

Desde a sua instalação em Santa Inês, a instituição de ensino se tornou um importante polo de atenção à saúde da população, tanto por meio de sua clínica acadêmica quanto pelas parcerias com a rede pública municipal. De 2023 até outubro de 2025, mais de 6.600 atendimentos foram realizados por alunos supervisionados por professores, contribuindo diretamente para a redução das filas do Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Inês e municípios vizinhos.

Além das ações assistenciais, a faculdade também tem desenvolvido projetos de extensão e pesquisa voltados à realidade local, como campanhas de prevenção, capacitação de profissionais da rede básica e o apoio técnico a iniciativas da rede pública de saúde, entre elas, a entrega do SAMU de Santa Inês, que fortaleceu a rede de urgência e emergência da região.

Com a aproximação da primeira formatura, a Afya Santa Inês reforça seu compromisso com a prática da medicina de qualidade e com a formação de profissionais que continuarão contribuindo para o desenvolvimento da saúde no Maranhão. Após a graduação, os 41 médicos da primeira turma (5 deles bolsistas atendidos via programas do governo federal) também poderão dar continuidade à sua trajetória acadêmica e profissional na recém-inaugurada Afya Educação Médica São Luis, na capital, que conta com cursos de pós-graduação em medicina.

Sobre a Afya

A Afya, maior ecossistema de educação e soluções para a prática médica do Brasil, reúne 38 Instituições de Ensino Superior, 33 delas com cursos de Medicina e 25 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde em todas as regiões do país. São 3.753 vagas de Medicina aprovadas e 3.543 vagas de medicina em operação, com mais de 24 mil alunos formados nos últimos 25 anos. Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da Medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de Medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio. Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo “Valor Inovação” (2023) como a mais inovadora do Brasil e “Valor 1000” (2021, 2023, 2024 e 2025) como a melhor empresa de educação.  Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do Pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. Mais informações em: www.afya.com.br e ir.afya.com.br.

Deixe uma resposta