quinta-feira, 22 janeiro, 2026

Todo pequeno agricultor sabe que monocultura é prejudicial para a terra, reduz a matéria orgânica e deixa o solo vulnerável para erosão.

Trazendo a analogia para a política maranhense e especificamente para o partido dos trabalhadores, a comparação acaba sendo pertinente, ainda mais se olharmos para a história e constatarmos que sob a liderança de Washington, o PT nos últimos anos foi mera linha auxiliar de projetos oligarcas no Maranhão. Eu sei que é dolorido admitir isso, mas aqui o partido mais combativo do Brasil trocou a militância ideológica pelas benesses que o poder oferece, independente de quem esteja sentado na cadeira, assim surgiram as alcunhas sarnopetistas e brandopetistas, mas o nome apropriado mesmo acaba sendo cargopetistas.

Vale ressaltar que não estou generalizando, pelo contrário, estou localizando e deixando claro que existe uma corrente do PT maranhense que não esconde de ninguém que está apoiando um novo projeto familiar no estado e pode ter certeza, meu parceiro, que não vai ser o parente do pequeno agricultor que será premiado com uma sinecura no estado.

A história além de mostrar apresenta algumas curiosidades. Vocês se lembram da época que Washinton Macaxeira era vice de Roseana e ela tinha a possibilidade de tentar mais um mandato no senado? E o que ela precisaria fazer para disputar uma vaga no senado? Renunciar ao mandato em abril de 2014, Washington assumiria e ainda poderia tentar a reeleição com o apoio de Dilma, que estava na presidência. Naquele momento o PT tinha tudo para ter um governador, mas o que Macaxeira acabou fazendo? Renunciou em dezembro de 2013 para assumir um cargo vitalício no TCE. Pelo visto o grupo Sarney não confiava muito em Washington na época e preferiram apostar que os leões do palácio ganhariam a eleição com as famílias se revezando no poder.

Qualquer semelhança com os Brandão não é mera coincidência, porém com uma diferença, o militante do PT na posição de vice é outro e ele já deixou claro que não vai renunciar e ficar de braços cruzados assistindo a criação de uma nova oligarquia no Maranhão. E é isso que está deixando os Brandão irritados. E para combater o avanço de Felipe Camarão dentro do PT escalaram, justamente, Washington Macaxeira que entrou em campo para tentar abalar o prestígio que o vice-governador tem com a direção nacional do PT.

A missão dada quase foi missão cumprida. Tiraram o homem do exilio no TCE, deram uma secretaria em Brasília e toda a estrutura para o Macaxeira trabalhar contra o protagonismo do próprio partido em 2026. É isso mesmo! E ainda assim ele aceitou a missão, desde então o homem foi pra cima da nacional com a ajuda da mídia governista, uma ação sincronizada na política, na assembleia e nas fofocas de pé de ouvido.

E quase deu certo, se não fosse por detalhe, o poder de articulação política de nomes ligados a um projeto de governança popular verdadeiro que passou a defender o nome de Felipe Camarão; e não estou falando apenas de classe política, mas principalmente dos movimentos sociais, lideranças comunitárias, professores e o campo progressista no Estado, um caminho contrário ao do sobrinho do governador que percorre o Maranhão com a estrutura do governo fazendo conchavos com a classe política imaginando que vai comprar a eleição.

Enquanto isso o ex-combatente das batalhas de outrora continua indo pelos caminhos errados da história.

Deixe uma resposta