O cinema é uma das mais potentes linguagens para provocar reflexões, ampliar horizontes e permitir diferentes leituras de mundo. Mais do que entretenimento, ele se torna um espaço de encontro, de partilha de histórias e de fortalecimento da identidade cultural. É com esse espírito que a PraCine – Mostra Itinerante de Cinema chega à 3ª edição, reafirmando sua missão de democratizar o acesso ao audiovisual nacional e valorizar produções maranhenses.
O evento será realizado em três etapas contemplando os municípios de Anajatuba, São José de Ribamar e a capital São Luís. A primeira etapa será em Anajatuba, com realização da Oficina de Cinema, no período de 1 a 3 de outubro, das 15h às 18h, na Escola Reara, que fica na que fica na Rua Nina Rodrigues, n° 2, Centro de Anajatuba. No dia 4 de outubro, será realizada exibição de filmes, ao ar livre, na Praça de Eventos, que fica ao lado da Escola Reara.
A Oficina de Cinema em Anajatuba será ministrada pela cineasta e videomaker Rafaela Gonçalves que abordará técnicas sobre como transformar o celular em uma poderosa ferramenta audiovisual, passando pelo enquadramento à narrativa, da luz ao som. Rafaela Gonçalves é fundadora da Matraca Filmes, Supervisora da Escola de Cinema do Maranhão e diretora do longa De Repente Drag, exibido em 11 estados, indicado ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro (2022) e atualmente na grade do Telecine e Canal Brasil. A oficina será gratuita e as inscrições podem ser realizadas por meio do formulário forms.gle/MkxxxuTcd4BWWALWA.
“ A PraCine é uma mostra de cinema itinerante ao livre que busca democratizar o cinema nacional, valorizar e fomentar produções maranhenses. Mais que exibir filmes, queremos ser agentes de transformação social, daí a proposta de oferecer ações formativas nos municípios para onde levamos o evento. Nessa oficina, os participantes vão aprender mais sobre essa linguagem, técnicas e práticas e assim mergulhar nesse universo mágico.”, explicou Nat Maciel, diretora da Maranhezza Produções, uma das realizadoras da mostra.
No dia 4, a partir das 20h, será a vez da exibição de filmes, entre eles os videoclipes das músicas Novas Danças, da cantora Klícia, com direção de Jessica Lauane e Maré Cheia, de Gugs e Zeca Baleiro, com direção de Sunday James, e ainda os curtas CATA, de Lucas Sá e ONÇA, de Keyci Martins. A programação completa será disponibilizada no Instagram oficial do projeto: @pracine.ma.
Próximas etapas
Criada em 2015, a PraCine nasceu com o propósito de levar o cinema para espaços públicos, aproximando a sétima arte da população. Ao longo de sua trajetória, já passou por municípios como Pedreiras e São Luís, com edições que uniram oficinas formativas, exibições de filmes e apresentações culturais, criando um ambiente vibrante e inclusivo.
Em 2025, o projeto retoma sua essência itinerante e desembarca em três cidades maranhenses: Anajatuba, São José de Ribamar e São Luís.
Em São José de Ribamar, a programação acontece com oficinas de 16 a 18 de outubro e exibição de cinema no dia 19 de outubro. E em São Luís, a PraCine será realizada na Zona Rural, na comunidade Rio dos Cachorros, com oficinas de 7 a 7 de novembro e exibições no dia 8 de novembro.
“Acreditamos que a PraCine se consolida como um espaço de formação, inspiração e celebração da diversidade cultural. As oficinas despertam o interesse no audiovisual entre jovens e comunidades locais, enquanto as sessões ao ar livre convidam o público a vivenciar a magia do cinema em praça pública, de forma gratuita e acessível.”, reiterou Nat Maciel, diretora da Maranhezza Produções.
A cada edição, a PraCine reafirma que grandes histórias podem nascer em qualquer lugar, basta criatividade, paixão e oportunidade. Ao unir cinema, música e arte, o evento fortalece o cenário cultural maranhense e aproxima diferentes territórios da experiência transformadora do audiovisual.
A PraCine 2025 é uma realização da Maranhezza Produções e da Kasarão Filmes, com recursos da Lei Complementar 195/2022 (Lei Paulo Gustavo), por meio do edital nº 18/2024 – UGADC/SECMA – Mais Audiovisual – Mais Festivais e Mostras do Audiovisual. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão (SECMA), Governo do Maranhão, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Acompanhe os detalhes da programação e mais informações no Instagram oficial do projeto: @pracine.ma.