Assombrado pela CPMI do INSS, por questões do passado e pelo medo de não conseguir renovar o mandato, Weverton Rocha resolveu assumir sua verdadeira personalidade política ao tentar normalizar uma prática que ele sempre condenou enquanto esteve do lado de lideranças como Jackson Lago e Flávio Dino, o familismo político.
A estratégia dos Brandão é clara, usar aliados e o poder da mídia financiada pelo governo para tentar legitimar a candidatura do filho de Marcus Brandão que quer continuar mandando nos cofres do Estado.
Mas logo você Weverton Rocha?
Desde o vexame nas últimas eleições que o senador anda meio atordoado com o recado que recebeu das urnas. Com um pé na esquerda e outro no Centrão, teve apoio financeiro robusto e fez uma campanha milionária numa época de orçamento secreto, além disso, dizia em alto e bom som que tinha o apoio total do presidente Lula, mas o motor do foguete começou a falhar e o senador “meu preto” teve que assistir o tão aguardado vídeo de apoio do presidente Lula ir para o candidato de Flávio Dino, o atual governador Carlos Brandão.
Desnorteado por ter sido preterido, Weverton teve que assumir a sua faceta de político de centrão e com isso teve que engolir seco e silenciar sobre Bolsonaro na sua campanha, e mesmo lotando um estádio de colaboradores na campanha acabou sendo um mero coadjuvante e ficando atrás de Lahésio Bonfim.
Outro reflexo de 2022 é o afastamento entre Weverton e Flávio Dino, e de acordo com as últimas movimentações esse tensionamento vem se estendendo com aliados do grupo do presidente Lula no Maranhão.
Ciente de tudo isso, Weverton já desistiu do sonho idílico de ser o nome de consenso do grupo para o governo e está sendo obrigado a dar mais um passo atrás, tentando desesperadamente segurar a reeleição. E se não bastasse o assombro com a CPMI do INSS, para piorar, a briga pelo senado tem pelo menos 5 nomes fortes na disputa e 4 deles são muito próximos ao presidente Lula, incluindo o próprio Carlos Brandão, que antes era considerado pelo senador um desafeto e o pior político do Maranhão, mas agora virou líder e inspiração de boas práticas na política maranhense.
