sexta-feira, 7 novembro, 2025

Um relatório de balneabilidade divulgado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) atestou que 16 dos 22 pontos analisados nas praias da Região Metropolitana de São Luís estão próprios para banho. O estudo, que monitora a qualidade da água, foi realizado entre os dias 25 de agosto e 22 de setembro.

O laudo tem como base a Resolução CONAMA nº 274/2000, que estabelece os critérios para classificar se a água é segura para o uso de banhistas. A análise verifica a presença de bactérias indicadoras de contaminação fecal, como os coliformes.

Segundo o documento, os seis pontos considerados impróprios para banho estão concentrados nas praias de Ponta d’Areia e São Marcos, em São Luís. Os locais incluem áreas ao lado do Espigão Ponta d’Areia, em frente ao Centro de Atendimento ao Banhista na Praça do Sol, e vários pontos ao longo da Praia de São Marcos, como a frente da Praça do Pescador e do Posto de Guarda-Vidas dos Bombeiros.

Em contrapartida, as praias que tiveram todos os seus pontos monitorados avaliados como próprios foram as do Calhau, Olho d’Água, e as praias do Meio e do Araçagy, em São José de Ribamar. A Praia do Araçagy, em Paço do Lumiar, também recebeu avaliação positiva.

O relatório serve como principal ferramenta para orientar a população sobre os locais seguros para recreação. A SEMA costuma divulgar esses monitoramentos de forma periódica.

Deixe uma resposta