Um relatório de balneabilidade divulgado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) atestou que 16 dos 22 pontos analisados nas praias da Região Metropolitana de São Luís estão próprios para banho. O estudo, que monitora a qualidade da água, foi realizado entre os dias 25 de agosto e 22 de setembro.
O laudo tem como base a Resolução CONAMA nº 274/2000, que estabelece os critérios para classificar se a água é segura para o uso de banhistas. A análise verifica a presença de bactérias indicadoras de contaminação fecal, como os coliformes.
Segundo o documento, os seis pontos considerados impróprios para banho estão concentrados nas praias de Ponta d’Areia e São Marcos, em São Luís. Os locais incluem áreas ao lado do Espigão Ponta d’Areia, em frente ao Centro de Atendimento ao Banhista na Praça do Sol, e vários pontos ao longo da Praia de São Marcos, como a frente da Praça do Pescador e do Posto de Guarda-Vidas dos Bombeiros.
Em contrapartida, as praias que tiveram todos os seus pontos monitorados avaliados como próprios foram as do Calhau, Olho d’Água, e as praias do Meio e do Araçagy, em São José de Ribamar. A Praia do Araçagy, em Paço do Lumiar, também recebeu avaliação positiva.
O relatório serve como principal ferramenta para orientar a população sobre os locais seguros para recreação. A SEMA costuma divulgar esses monitoramentos de forma periódica.
