A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA) realizou, na manhã desta quinta-feira (17), uma coletiva para apresentar os resultados da “Operação Varredura”, que desarticulou uma organização criminosa especializada em roubos de cargas de grãos no estado. A ação, deflagrada pela Polícia Civil, cumpriu 70 mandados judiciais e mobilizou cerca de 200 policiais.
Até o momento, 23 pessoas foram presas, sendo duas identificadas como receptadoras – a maioria delas do interior do estado. Entre os materiais apreendidos estão um veículo e cargas de soja que teriam sido roubadas no trajeto para o Porto do Itaqui. Os suspeitos foram levados para a Superintendência de Investigações Criminais, em São Luís.
Segundo as investigações, o grupo agia principalmente na BR-135, no Distrito Industrial de São Luís, causando grandes perdas ao setor logístico e produtivo. A operação foi coordenada pelo Departamento de Combate ao Roubo de Cargas (DCRC), vinculado à Secretaria de Investigação Criminal (Seic).
A coletiva foi conduzida pelo secretário da Segurança, Maurício Martins, além do delegado-geral da Polícia Civil, Manoel Almeida, do superintendente de Investigações Criminais, Augusto Barros, e do delegado Jorge Pacheco, chefe do DCRC.
