Autor: Redação

Um documento sigiloso do Supremo Tribunal Federal (STF), descreve com detalhes a conduta do senador Weverton Rocha (PDT-MA) no esquema de fraudes na Previdência, investigado na Operação Sem Desconto. O relatório da Polícia Federal, anexado ao processo, aponta o parlamentar como “sustentáculo político” da organização criminosa e “beneficiário final” do dinheiro desviado de aposentados e pensionistas do INSS. A decisão do ministro André Mendonça analisa pedidos de prisão preventiva e cita que a PF encontrou um arquivo intitulado “GRUPO SENADOR WEVERTON” nos dispositivos de operadores financeiros do esquema. O documento sustenta que o enriquecimento do suspeito de líder da fraude,…

Veja +

Um milhão de reais em notas foi apreendido pela Polícia Federal (PF) em São Luís nesta segunda-feira, 15. O montante em dinheiro vivo, sacado em uma agência bancária da capital, acendeu o alerta das autoridades sobre as relações entre empresas privadas e o poder público no estado. De acordo com as investigações iniciais, os homens detidos são sócios de uma empresa de engenharia que mantém contratos milionários com o Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís. Parte significativa desses contratos é financiada com recursos federais, o que ampliou o escopo da operação para possíveis crimes de desvio de…

Veja +

O cenário político maranhense revela um contraste marcante no posicionamento dos pré-candidatos ao governo do estado em relação aos recentes atos golpistas. Pela segunda vez em pouco tempo, o pré-candidato Felipe Camarão foi a figura isolada do campo eleitoral a comparecer e a se manifestar publicamente em uma manifestação contra iniciativas que buscam flexibilizar punições a envolvidos nos episódios antidemocráticos de 8 de janeiro. A manifestação, ocorrida neste domingo (14) e organizada por movimentos sociais e entidades sindicais, tinha como pauta central a defesa da democracia e a rejeição a qualquer tipo de anistia. A presença de Camarão no evento,…

Veja +

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta terça-feira (9) manter, com restrições, a intervenção judicial na Federação Maranhense de Futebol (FMF). A medida determina que a administração provisória do entidade seja conduzida com “mínima invasividade” e estabelece um prazo até março de 2026 para que uma audiência de conciliação tente resolver o impasse. A decisão atende a uma Reclamação Constitucional apresentada pelo presidente afastado da FMF, Antônio Américo Gonçalves. Ele contestava decisões da Justiça do Maranhão que afastaram toda a diretoria da federação e nomearam uma interventora com amplos poderes. Em sua defesa, alegou violação…

Veja +

Numa recente fala do ministro Flávio Dino ele dizia da “certificação” dos fatos pela imprensa. Também citou as denúncias diretas, os seminários, encontros e etc, mas pontuou o significado do fato ganhar publicidade pelos meios de comunicação. E essa certificação pode ser e é fabricada, neste momento quando a reportagem e a peça de marketing se confundem, ou seja, uma vem travestida da outra. É a técnica dos Brandão de certificação de seus atos e pensamentos, seu “projeto” de estado para o Maranhão, um projeto familiar. O alvo direto e eterno dos Brandão, todos sabem, é o vice-governador Felipe Camarão,…

Veja +

Marcada para hoje, festa antecipada do lançamento da pré candidatura Orleans Brandão passa uma grave crise de legitimidade. Aconselhado por antigos líderes do MDB a não lançar seu filho a governo, Marcus Brandão foi abandonado nesta sexta-feira pelas lideranças nacionais. A única liderança nacional relevante prevista para o evento resolveu não pisar em São Luís mesmo tendo anunciado com pompa e circunstância nos materiais prévios. Baleia Rossi, presidente nacional da sigla, deixou para avisar da sua ausência na data do evento – justamente para evitar que Marcus Brandão continue insistindo em sua vinda. O vexame é nacional e o sinal…

Veja +

Desde que os Brandão escancararam o desejo de se perpetuar no poder controlando o Estado pelas mãos da sua família, os maranhenses passaram a perceber a dissimulação do grupo político que deseja se apossar do Maranhão. O desejo obcecado de Marcus Brandão em continuar ditando as regras do governo através do seu filho tem deixado os caciques nacionais do MDB de orelha em pé, afinal ele tem demonstrado que é capaz de tudo para não perder o controle dos cofres do Estado, uma sanha jamais vista na história política do Brasil. Ele já deixou claro que não tem limites. E…

Veja +

Em discurso na tribuna da Assembleia Legislativa, o deputado Rodrigo Lago fez uma denúncia contra a nova presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), Carlina Silva. De acordo com o parlamentar, a nomeação configura ilegalidade e “manifesto conflito de interesses”, com base na Lei das Estatais (Lei 13.303/16). https://www.instagram.com/reel/DRiJ3NlEozg/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA== A acusação central envolve a empresa Âmbito Consultoria Ltda, fundada em 2014 pela então presidente da EMAP e seu marido, com quem é casada em regime de comunhão de bens. O deputado relata que, em 2022, quando Carlina Silva foi nomeada secretária adjunta da Secretaria de Estado de Meio Ambiente…

Veja +

O clima já não era dos melhores depois da ordem para atacar ministros da Suprema Corte na tribuna da câmara federal e agora parece estar pior ainda. Os últimos dias da presidência estadual do MDB por Marcus Brandão tem incomodado a cúpula nacional da sigla. Pai do pré-candidato Orleans, Marcus aderiu a estratégia de pisar no acelerador e contrariar as orientações do presidente Lula – que já se manifestou contra a candidatura do sobrinho do governador Carlos Brandão. Sem consultar as principais lideranças nacionais de seu próprio partido, a família Brandão decidiu antecipar em muitos meses o lançamento da pré-candidatura…

Veja +

É impressionante a capacidade empresarial de algumas pessoas de Colinas nos últimos três anos, com índices de crescimento muito acima do mercado, um seleto grupo vem enriquecendo às custas do Estado pela proximidade com a família Brandão. O mais novo nome revelado nem é tão novo assim, na verdade é um velho conhecido do grupo, trata-se de Lidenor Façanha Junior, que também recebe a alcunha de Junior Cabeção, conhecido pela sua truculência e operações desde os tempos em que o irmão do governador foi prefeito de Colinas no início dos anos 90. Na época foi dele a façanha de sacar…

Veja +