Diante do cenário de incertezas que assola o clã de Colinas desde a negativa do presidente Lula em apoiar a candidatura do sobrinho do governador, as principais lideranças do grupo começaram a se movimentar à medida que o tempo para decidir está acabando para Brandão.
As conversas nos bastidores da Assembleia Legislativa se intensificaram nos últimos dias com a especulação de uma possível candidatura de Iracema Vale ao senado. O assunto logo despertou o interesse dos deputados, afinal ela teve mais de 100 mil votos que podem ser distribuídos entre os aliados mais próximos da presidente.
Defensora e praticante do “filhotismo” político, Iracema tem se movimentado tentando angariar uma vaga na possível chapa majoritária encabeçada pelo MDB. Para isto, buscou conselho com a velha guarda do partido no Maranhão e nos últimos dias consultou alguns parlamentares estaduais para identificar os “herdeiros” mais fiéis dos seus votos.
A julgar pelos movimentos e declarações da presidente do rangedor, a chapa ideal que estão assoprando no ouvido do governador seria Orleans Brandão para o governo, Iracema Vale e Weverton Rocha para o senado. Já o nome para a vaga de vice está difícil achar um de peso político que aceite ficar na geladeira por quatro anos e ainda correr o risco de ser preterido por outro parente perto da reeleição. Maura Jorge que não é boba já teria inclusive declinado da oferta.
“Confesso que fiquei curioso para ver a foto oficial dessa chapa, ainda mais sem a imagem do presidente Lula liderando esse time.”
Essas movimentações de Iracema vêm desagradando o Deputado Federal e Ministro dos Esportes Fufuca, que goza de uma boa relação com o presidente e já declarou que também vai disputar uma vaga de senado. Mas a mãe do prefeito de Barreirinhas sabe o poder que o rangedor tem e sabe também quanto mais candidatos tiverem, maiores são as suas chances de se eleger, por isso ela é uma das que mais estimulam o afastamento do governador da sua base aliada.
