Os Analistas

Exposição “Entrelaços” será aberta hoje na Galeria Antônio Almeida

Geral

Galeria Antônio Almeida abre a exposição “Entrelaços”, protagonizada por mulheres

Será aberta nesta sexta-feira (17) na Galeria Antônio Almeida, no Palacete Gentil Braga, a exposição coletiva “Entrelaços”, que reúne obras de mulheres que atualmente se destacam no cenário das artes visuais. A abertura da exposição, organizada pela Diretoria de Assuntos Culturais da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFMA, está prevista para 18h30.

O público poderá apreciar na exposição, produções que representam ou evocam simbolicamente experiências corporais, além de lançar olhares para as questões políticas e sociais, como o racismo, o machismo, as violências e outras imposições sofridas pelas mulheres. Há obras que seguem uma linha autobiográfica e, nesta perspectiva, as peças revelam não só a história de vida da própria artista, as vivências pessoais e a intimidade, mas também trazem à tona as histórias da sua ancestralidade transformada em experiência estética.

As obras apresentadas trazem uma preocupação em comum: apresentam temas ligados ao universo feminino e evidenciam que lugar de mulher artista é no ateliê, na rua, na galeria, no museu ou onde ela bem entender.

De acordo com a proposta da exposição, uma estética feminina se apresenta como um elo indissociável entre arte e vida, experiência e produção de subjetividade, que reforçam o entendimento de que a arte pode ser tanto um espaço de tensionamento e resistência social e política, quanto espaço de uma relação muito singular da artista consigo mesma e com a reprodução material da vida.

É nesse entrelaçamento da arte e da vida dessas mulheres que se expressa a estética feminina da existência e resistência, que se posiciona diante da vida de maneira crítica, porém propositiva, utilizando as mais diversas formas de expressão artística, na tentativa de nos fazer entender as mulheres em suas singularidades.

Participam da exposição as artistas Ana André; Claudia Marreiros; Da cor do Barro; Graça Soares; TRàMá; Marlene Barros; Marisa Silva; Susana Alegria; Telma Lopes; Tassila Custodes; Susana Pinheiro e Dulce Moreira. A cerimônia de abertura contará ainda com uma performance poética de Pietra de Ofá.

1 Comment

1 Comentário

  1. Dayse

    17/03/2023 at 12:33

    Interessante!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os Analistas no Twitter

Você pode gostar

Destaque

O Sindicato dos Bancários realizou nesta quinta-feira (11) um ato público para denunciar o fechamento da agência do Banco Santander, da Praça João Lisboa,...

Destaque

Não causam mais nenhuma estranheza as posições assumidas pelos parlamentares da dita direita maranhense, sejam eles estaduais ou federais. O último capítulo da insensatez...

Geral

Na passagem de janeiro para fevereiro, as vendas no comércio varejista no país aumentaram 1,0% e atingiram o maior patamar da série histórica iniciada...

Geral

O volume de serviços prestados no país recuou 0,9% na passagem de janeiro para fevereiro de 2024. O resultado chega após três meses de...