A Ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, dará posse, nessa quinta-feira, no Auditório do Palácio Cristo Rei, na Praça Gonçalves Dias, ao enfermeiro, Lúcio Guajajara, como Coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena do Maranhão (DSEI-MA). Lúcio Guajajara é da Aldeia Lagoa Quieta, Terra Indígena Araribóia/MA.

Esta é a primeira vez que uma pessoa indígena ocupa o cargo desde a sua criação. A cerimônia histórica será no auditório do Palácio Cristo Rei, localizado na Praça Gonçalves Dias, Centro, São Luís/MA.

Em 19 de outubro de 2010, o Presidente Lula assina o Decreto 7.336 criando na estrutura do Ministério da Saúde a Secretaria Especial de Saúde Indígena – SESAI. A SESAI foi criada para coordenar e executar o processo de gestão do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena em todo Território Nacional. Os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) são conceituados pela Política Nacional de Saúde Indígena como um modelo de organização de serviços – orientado para um espaço etno-cultural dinâmico, geográfico, populacional e administrativo bem delimitado.

O DSEI/MA tem sua sede na cidade de São Luís, capital do Estado do Maranhão, possuindo um território de atuação de 19.083,83 km2 e operacionaliza suas ações através de 06 (seis) Polos Bases com funções técnicas e administrativas que são: Amarante, Arame, Barra do Corda, Grajaú, Santa Inês e Zé Doca, além de três Casas de Saúde do Índio (CASAI) localizadas em São Luís e Imperatriz no Maranhão e em Teresina no Piauí. O evento é aberto ao público.

Além da Ministra dos povos Indígenas, Sônia Guajajara, participam do evento o Secretário de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Weibe Tapeba, Kleber Karipuna – Coordenador Executivo da APIB-Articulação dos Povos Indígenas do Brasil entre outras lideranças indígenas. Na ocasião, os povos Tenetehara/Guajajara, Ka’apor e povos Jê, farão manifestações culturais.