O Partido dos Trabalhadores (PT) divulgou uma nota oficial em que expressa solidariedade ao deputado federal Rubens Jr., vice-presidente nacional da legenda. O apoio foi manifestado diante da divulgação de gravações consideradas ilegais pelo partido, às quais o parlamentar se referiu em discurso na tribuna da Câmara dos Deputados.
No documento, assinado pelo presidente nacional do PT, Edinho Silva, e pela presidente estadual do partido no Maranhão, Patrícia Carlos, o deputado é definido como um “parlamentar atuante e um dirigente valoroso”. A nota enfatiza que o diálogo é o “combustível” da política e que a “premissa maior das relações é a confiança”.
Por fim, a direção do PT demonstrou ter clareza sobre a necessidade de concentrar esforços para fortalecer uma grande frente ampla no estado do Maranhão. O objetivo declarado dessa articulação é ampliar a votação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no estado e garantir a eleição de uma bancada expressiva para o Senado, a Câmara Federal e a Assembleia Legislativa estadual.
Em paralelo ao caso, a crise gerada pelos áudios aprofundou o distanciamento entre o governo Lula e o governador do Maranhão, Brandão. A situação se agravou com a ruptura praticamente total dos apoios da esquerda maranhense ao governo estadual, um movimento que tem deixado a administração local cada vez mais dependente de bases políticas de centro e de direita para sua governabilidade.
