O governador Carlos Brandão nomeou Oquerlina Maria Costa e Silva para a presidência da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), responsável pela gestão do Porto do Itaqui. O ato de nomeação foi publicado na edição desta segunda-feira do Diário Oficial do estado.
A nova presidente da EMAP ocupava, até então, o cargo de secretária adjunta de Recursos Ambientais da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais.
A nomeação preenche a vaga deixada por Gilberto Lins Neto. Ele foi afastado do cargo após uma decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, no ano passado. A determinação judicial suspendeu as nomeações de parentes do governador Carlos Brandão para cargos na administração pública estadual. Gilberto Lins Neto é casado com uma sobrinha do chefe do Executivo maranhense.
A formação acadêmica de Oquerlina Costa inclui Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Maranhão, com especializações em Geoprocessamento e em Georreferenciamento de Imóveis Rurais. Ela também possui um MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas.
