sexta-feira, 7 novembro, 2025

Um procedimento de rotina da Receita Federal resultou na apreensão de 100 encomendas com indícios de importação irregular na última segunda-feira (6). A ação foi realizada no Centro de Distribuição dos Correios em São Luís.

De acordo com o órgão fiscalizador, as mercadorias estavam sendo enviadas sem a nota fiscal e sem o pagamento dos tributos federais devidos, prática conhecida como descaminho. Entre os produtos apreendidos foram encontrados celulares, perfumes e artigos eletrônicos.

O valor total das mercadorias foi estimado em R$ 300 mil. Conforme a Receita, a maior parte dos pacotes tinha como destino final cidades do interior do estado do Maranhão.

Os remetentes das encomendas serão notificados para apresentar a documentação que comprove a origem legal dos produtos, como notas fiscais. Caso a comprovação não seja feita, os itens apreendidos seguirão o destino legal padrão: após uma triagem, poderão ser leiloados, doados para instituições de caridade ou destinados a uso em órgãos públicos.

Deixe uma resposta