Othelino, Tio França  e a  traição ou conspiração da pólvora

Em novembro de 1605 Guy Falkes tentou explodir o parlamento inglês e assassinar o rei da Inglaterra James I por ter dado continuidade à política de fortalecimento do protestantismo iniciada pela rainha Elizabeth I. O plano silencioso quase dá certo, porém Falkes foi detido a meia noite nos porões do Palácio de Westminster prestes a detonar a pólvora.

O 13 de novembro também ficará marcado na história do Brasil e também no Maranhão. Em Brasília um típico bolsonarista protagonizou cenas de tragicomédia numa tentativa de explodir uma estátua na praça dos três poderes, um dos motivos seria o ódio ao comunismo, o “prêmio pela bravura” foi infelizmente a morte e com o número 13 inscrito em sua lápide por toda a eternidade.

Se na capital federal o ato foi espalhafatoso, aqui na província a conspiração foi silenciosa. A eleição para a mesa diretora da assembleia corria no clima de já ganhou pelo seleto grupo Brandão. Do outro lado estava o desacreditado Othelino Neto que trabalhou silenciosamente no queria seria um dos maiores vultos políticos da história do Estado e ele estava tão certo da vitória que levou a família para comemorar a queima de fogos.

Mas o outrora traidor acabou sendo traído, pelo menos dois deputados apagaram o pavio, não se ouviu o barulho dos fogos e a votação terminou empatada com a atual presidente ganhando por idade a disputa.

Entre as muitas narrativas a que mais se aproxima da realidade é que o governador Carlos Brandão recebeu o mais duro dos recados, cumprir palavras e acordos políticos garantem longevidade no poder com bons mandatos, ainda mais com quem firmou a palavra.

Qualquer coisa diferente disso são apenas narrativas dos incendiários que circundam o poder em busca de mais espaço no governo atirando verborragias ao vento.

 

Anteriores

José Ewerton Neto lança novo livro na Academia Maranhense de Letras

Próximo

Enquanto a trégua não vem

  1. Thank you for your sharing. I am worried that I lack creative ideas. It is your article that makes me full of hope. Thank you. But, I have a question, can you help me?

  2. I don’t think the title of your article matches the content lol. Just kidding, mainly because I had some doubts after reading the article.

  3. Thanks for sharing. I read many of your blog posts, cool, your blog is very good.

  4. I don’t think the title of your article matches the content lol. Just kidding, mainly because I had some doubts after reading the article.

  5. I don’t think the title of your article matches the content lol. Just kidding, mainly because I had some doubts after reading the article.

  6. Your article helped me a lot, is there any more related content? Thanks!

  7. Your point of view caught my eye and was very interesting. Thanks. I have a question for you.

  8. Thanks for sharing. I read many of your blog posts, cool, your blog is very good.

  9. Can you be more specific about the content of your article? After reading it, I still have some doubts. Hope you can help me.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *