A Operação Santa Chaga, deflagrada nesta quarta-feira (22/10) pela Polícia Federal, atingiu em cheio a base política de Iracema Vale, presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão. O prefeito de São Benedito do Rio Preto, Wallas Gonçalves Rocha, afastado pela Justiça por supostos desvios do Fundeb, é aliado da parlamentar e integra seu grupo político.
Foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão em quatro cidades: São Benedito do Rio Preto, Jatobá, Urbano Santos e São Luís. Além do prefeito, também foram afastados o secretário de educação, Wallas da Silva Resende, a secretária-adjunta da pasta, Maria Gardênia de Lima Pereira, e a ordenadora de despesas (tesoureira) da prefeitura.
A investigação revela o cinismo: o dinheiro da educação, supostamente, era usado como moeda de troca para fortalecer o grupo político que comanda os municípios da região, enquanto escolas públicas maranhenses padecem, a quadrilha usava o dinheiro público como seu cofre particular.
Os investigados podem responder pelos crimes de peculato, falsidade ideológica eleitoral e lavagem de dinheiro. A operação atinge uma área de forte atuação da parlamentar, que comanda a Assembleia Legislativa do estado.
