O Partido Socialista Brasileiro (PSB) do Maranhão determinou, nesta terça-feira (21), a retirada de todos os seus filiados que ocupam cargos no governo estadual, comandado pelo governador Carlos Brandão, que atua sem partido. A decisão, tomada por unanimidade pela Executiva Estadual da legenda, formaliza a ruptura política com a atual gestão.
A medida foi anunciada por meio de uma nota oficial assinada pela senadora Ana Paula Lobato, presidente estadual do PSB. O comunicado reforça que a recomendação é uma deliberação coletiva e ressalta o compromisso do partido com a ética, o respeito às instâncias partidárias e a defesa de valores democráticos.
O rompimento ocorre em um momento de tensão política no estado, marcado pela divulgação de áudios nos quais aliados do governador aparecem tentando pressioná-lo a honrar acordos eleitorais. As gravações mencionam, como moeda de troca, a resolução de impasses administrativos, como a crise nas indicações de conselheiros para o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA).
A decisão do PSB é vista como um movimento de reafirmação da autonomia da sigla diante do realinhamento de forças no cenário político maranhense. Com a saída de seus filiados dos cargos no executivo estadual, o partido se desvincula publicamente do governador e se reposiciona para as disputas que se avizinham.


1 comentário
A senadora Ana Paula Lobato determinou que todos os filiados do PDB deixem o Governo. Só que ninguém, absolutamente ninguém pediu exoneração, inclusive o secretário de Agricultura Familiar, Bira do Pindaré. E, agora………….senadora Ana Paula vai expulsar todos do partido ou fingir cara de paisagem. A desmoralização é grande. Cadê a comandante do PSB no Maranhão…………..