Depois da disputa pelo comando da presidência da Assembleia Legislativa no próximo biênio, que inclusive ganhou muito destaque na cobertura da imprensa no final do ano passado e só foi decidida com a força da patada dos Leões que pesou. Brandão decidiu pelo consenso em torno do nome da deputada mais votada e também estreante no parlamento Iracema Vale.
Agora o fogo cruzado é pela vice presidência.
O PC do B decidiu internamente e tenta emplacar o também estreante Rodrigo Lago que, diga-se de passagem, seria o nome mais natural para o cargo. Deputado de primeira viagem como a futura presidenta, ele pode trazer um gás novo para a casa com boas ideias oxigenadas pela vontade de mostrar serviço no seu primeiro mandato. Outro fator importante é que Rodrigo Lago foi durante um tempo secretário de articulação política do governo Flávio Dino e tem bom trânsito na classe. Vale ressaltar também, que ele pertence ao PC do B, não seria de bom tom deixar de fora o partido do atual presidente e também do futuro líder da bancada federal, deputado Marcio Jerry.
Ainda dentro do PC do B, depois da eleição interna que ungiu Rodrigo Lago, a deputada Ana do Gás resolveu manter a candidatura avulsa. O discurso oficial para manter seu nome acaba sendo a inclusão feminina nos espaços de poder, mas dizem por aí que ela é o nome de Brandão dentro do partido comunista, segundo alguns seria uma forma do governador ter alguém de confiança dentro do politiburo maranhense. Mas também oficialmente o governador já disse que não vai se meter na composição dos cargos da mesa diretora, ficando para os deputados a escolha dos nomes.
Nos últimos dias a deputada Andrea Resende também colocou seu nome na disputa pela vice-presidência. A imprensa tem colocado como principal trunfo o ineditismo de ter uma mulher com deficiência ocupando espaço de destaque na vice presidência para sensibilizar seus pares. É importante destacar que Andrea Resende já tem vaga garantida na mesa diretora por intermédio de um projeto do deputado Neto Evangelista que assegura mulheres e pessoas com deficiência na composição dos cargos da casa.
Vamos aguardar o desfecho, até lá vamos ver muitas especulações em torno do nome que ira encabeçar juntamente com Iracema Vale o comando da Assembleia Legislativa do Maranhão. Façam suas apostas, a imprensa já está fazendo as suas e veremos sem sombra de dúvidas uma frase comum no meio midiático, “como adiantamos anteriormente” o (a) vice-presidente é…
Deixe um comentário